Acessando Web Services SOAP no Talend

A utilização de Web Services é comumente usada na integração e comunicação entre sistemas. Nesse artigo começaremos com uma breve introdução sobre Web Services, o que são, seu formato padrão e como podem ser utilizados, posteriormente, iremos aprender como realizar requisições a um Web Service utilizando o Talend com um exemplo prático usando um Web Service de captura de endereço através do CEP. Para o desenvolvimento desse artigo iremos utilizar um Web Service pertencente ao pessoal do Byjg, que é um site que possui diversos serviços para diversas situações, dentre eles está o serviço de consulta de CEP, no qual podemos passar um CEP para ter como retorno o endereço, e vice-versa.

Compartilhe este post

Neste artigo iremos demonstrar como consumir de maneira fácil web services do tipo SOAP através do Talend Open Studio.

Introdução

A utilização de Web Services SOAP é comumente usada na integração e comunicação entre sistemas – e é aí que o Talend entra como artilheiro. Nesse artigo começaremos com uma breve introdução sobre Web Services, o que são, seu formato padrão e como podem ser utilizados. Posteriormente, iremos aprender como realizar requisições a um Web Service utilizando o Talend com um exemplo prático usando um Web Service de captura de endereço através do CEP.

Para o desenvolvimento desse artigo iremos utilizar um Web Service pertencente ao pessoal do Byjg. Este é um site que possui diversos serviços para diversas situações, dentre elas está o serviço de consulta de CEP. Vamos utilizar este serviço e passar um CEP para ter como retorno o endereço, e vice-versa.

Web Services

Os Web Services foram criados para construir aplicações que funcionem como serviços na internet, ou seja, que estejam disponíveis para outras aplicações independente da plataforma utilizada no seu desenvolvimento. Isso é possível devido a padronização da linguagem utilizada na comunicação entre Web Services. Todo Web Service só envia e recebe dados no formato XML, um formato universal. Através dele, uma aplicação pode ser desenvolvida em qualquer linguagem que, ao enviar ou receber os dados eles são convertidos para o formato XML, possibilitando assim a comunicação. Todo Web Service ao ser disponibilizado deve informar sua descrição, para o usuário saber como acessar, qual seu formato, o que ele retorna, etc. Essa descrição é feita no formato XML, utilizando um padrão, o WSDL (Web Service Description Language).

Conhecendo o Web Service

Para ter acesso ao serviço de CEP precisaremos realizar o cadastro no site. Para acessar entre aqui logo na página inicial, no canto direito superior selecione a opção área do usuário.

Na tela que aparece no canto direito selecione a opção crie agora.

Proceda com o cadastro normalmente e depois efetue o login, na primeira tela aparecerá a mensagem para ativar o serviço, clique em CEP na barra superior, nessa tela terminaremos de preencher os dados e marcaremos a opção Ativar WebService de consulta de CEP e basta confirmar as modificações.

Depois de finalizado o cadastro aparecerá uma tela para teste do serviço, porém com interface gráfica. Ou seja, o Web Service está disponível e essa interface utiliza o Web Service de CEP para realizar as requisições.

O Web Service de CEP possui duas operações principais ObterLogradouroAuth, na qual recebe 3 parâmetros, CEP, usuário e senha, e retorna o endereço, e a operação ObterCEPAuth, que recebe 5 parâmetros, logradouro, localidade, UF, usuário e senha, e retorna o CEP.

Acessando Web Services SOAP no Talend

Agora vamos ao Talend. Primeiramente vamos criar um job, no canto esquerdo selecione com o botão direito a opção “Job Designs -> Create job” e vamos dar um nome ao nosso job, o chamaremos de “WS_CEP”. Na paleta de componentes vamos expandir a pasta Internet, selecionar e arrastar para o nosso job o componente tWebServiceInput. Este é o componente padrão para chamadas a Web Services, disponível na versão Talend Open Studio, os demais componentes referentes a Web Services são disponibilizados na versão Talend Integration Suite.

talend soap web services

Prosseguindo, também na paleta de componentes, vamos expandir a pasta Logs & Errors e realizar o mesmo processo com o componente tLogRow. Clicaremos com o botão direito em cima do componente tWebServiceInput selecionar a opção Row -> Main e arrastar a seta para o tLogRow. Vamos aproveitar para mostrar o nome do nosso job, clique em cima da área do job, e nas opções do componente marque a opção Show subjob title, você também pode colocar o nome que irá aparecer.

talend soap web services

Configurando os Componentes

Clicando duas vezes no tWebServiceInput apareceram as propriedades do componente, no campo WSDL retire o que vem por padrão e insira a url do serviço de CEP, disponível aqui.

No campo Method Name colocaremos o nome da operação a ser requisitada no Web Service, obterLogradouroAuth, e na última parte serão inseridos os parâmetros necessários para fazer a requisição. Como dito anteriormente, o Web Service precisa de 3 parâmetros, então clique 3 vezes na opção + que tem logo abaixo. A ordem inserida aqui será a mesma ordem enviada ao Web Service, então se o Web Service recebe os parâmetros CEP, login e senha, vamos colocar nessa ordem também no Talend. Feito isso vamos criar o esquema que irá armazenar os dados provenientes do Web Service. Clique na opção Edit schema e adicione 1 coluna, vamos nomeá-la  de endereço, ao finalizar aparecerá uma janela perguntando se você deseja propagar as mudanças, clique em Yes.

talend soap web services

Feito isso basta ir até a aba Run(Job) ou simplesmente pressionar F6 para executar o nosso job e ver o resultado.

Bom por enquanto é isso, o intuito desse artigo foi só dar uma breve introdução à chamada de Web Services SOAP no Talend, e isso abre um leque de opções bastante vasto. Esta tarefa acaba sendo bastante simples de ser realizada utilizando o Talend, dependendo somente da necessidade e criatividade.

Um grande abraço a todos.

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades mais recentes sobre o Talend e aprenda com nossos experts

Leia outros posts do nosso blog

Talend 6.0

A nova versão 6.0 do Talend já está disponível há quase um mês e após ter realizado alguns testes, segue uma pequena lista das mudanças

Talend

5 Princípios da Confiabilidade dos Dados

Os dados sustentam a transformação digital das organizações e as tecnologias inovadoras essenciais para sua viabilidade a longo prazo, incluindo análises avançadas, inteligência artificial e aprendizado de máquina. No entanto, a maioria das empresas não consegue medir a saúde de seus dados e 62% de seus funcionários disseram que não confiam em seus dados, aponta uma recente pesquisa global realizada pela Talend.

Quer acelerar a tomada de decisão com dados de qualidade?

Fale conosco agora mesmo!

Fale com nossos experts

O café é por nossa conta!